quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os Benefícios da Dança de Salão

A Dança de Salão é uma atividade física que nos proporciona grandes benefícios. Já reconhecida pelo Concelho Regional de Educação Física como um esporte,a dança de salão tem seus méritos avaliados pela ciência, pela psicologia, pela psicanálise e por vários campos sociais.
Com uma grande variedade de rítmos, alguns mais rápidos e outros mais lentos, podemos adequar a queima de calorias de acordo com o nosso estilo e condição física. Sabemos que dançar 1h. de samba ou forró é possível se queimar aproximadamente 583 KCal. e que em 1h. de bolero ou tango se perde 354 KCal. Outros grandes benefícios também são reconhecidos no sistema cardiovascular, respiratório e circulatório. Fortalece os membros inferiores, dando maior equilíbrio, auxiliando intensamente a coordenação motora e estimulando a concentração em todas as atividades.
A ciência já concluiu que o nosso corpo é uma máquina que precisa ser aperfeiçoadaa a todo momento, que devemos estar em continuo trabalho de busca para o nosso bem estar e bom funcionamento do nosso corpo. A dança de salão nos remete ao mundo de saúde e de alegria, com vantagens em todas áreas que precisamos para ter uma vida com maior qualidade, pois o seu lado social reacende a nossa essência e o nosso potencial de comunicação.
Esta atividade não tem limites de idade. Muitos jovens procuram a dança de salão por serem muito tímidos, outras pessoas por buscarem novas amizades, casais em busca de uma nova oportunidade no relacionamento e outros por lazer e entretenimento. Ao contrário de que muitos pensam, esta atividade já superou muitos preconceitos e agora é aceita em todos os níveis de idade. Cada vez mais os salões de dança de salão estão cheios, mostrando que qualquer ritmo pode ser dançado a dois e com muita qualidade. É interessante ressaltar , que a dança de salão nos coloca em contato com o nosso mundo interior. Cada vez que nos deixamos envolver com uma música, expressando os nossos sentimentos e as nossas emoções, estamos deixando o nosso interior se manifestar. Muitas vezes é exatamente isto que estamos precisando para nos sentirmos melhores.
Os vários estilos de ritmos e suas diferentes posturas nos dão a possibilidade de trabalhar as nossas diferentes emoções e sentimentos. O bolero com o seu romantismo oferece a oportunidade de um encontro, de uma aproximação, de uma reconciliação, ou de simplesmente mostrar a nossa sensibilidade diante de palavras de amor, de poesia, saudade e de encanto. Temos no samba a alegria e a malandragem; no tango, o confronto e a paixão; na salsa, a sensualidade e a dinâmica dos quadris; o soutinho, sempre vibrante, e o forró trazendo a simplicidade. Isto mostra que o nosso universo interior está todo acoplado à dança. Este universo interior pode ser jogado para fora através das nossas emoções para que elas não se manifestem em nós em forma de doenças. Este é um veículo prático e prazeroso de se ter saúde, de se viver melhor, de ter novos amigos e uma vida social mais feliz. Tudo isto integrando saúde física e mental.
A queima de calorias, o equilíbrio nas funções vitais e o bem-estar social e emocional são benefícios facilmente atingidos com a dança. É possível desenvolver a sua criatividade através dos movimentos e dos giros, obtendo mais segurança nas atitudes diárias e buscando novos caminhos para a sua vida.
A dança vai te tornar mais perceptivo, melhorando a sua auto-estima, consequentemente elevando seu auto-respeito e sua auto-valorização, sendo um caminho agradável para a cura da depressão e de doenças psicológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário