O Tango é fruto de um conjunto de manifestações artísticas vindas da Africa, da Europa e que se juntaram ao estilo americano.
No final do sec. XIX, a Argentina e o Uruguai estimularam a vinda de imigrantes europeus para a América em busca de mão de obra, obtendo-se assim uma super população masculina.Na época não era comum a dança entre casais com os braços entrelaçados, havia muitos preconceitos a respeito de mulheres que se deixavam ser tocadas e envolvida pelos toques masculinos.Daí surgiu a dança entre casais de dois homens, com passos bem marcados, olhares fixos e sem sorrisos,uma certa lembrança de agressividade com os pés e mãos, lembrando uma luta
Este ritmo trazia uma certa melancolia com um misto e saudade, a distância da terra natal e dos familiares e a dura vida proposta levavam nos a manifestarem seus sentimentos de uma forma artística e prazerosa.
Logo esta dança começou a ser admitida em lugares mais populares como os protibulos e os bordeis. Eram músicas tristes, tocadas com flauta, violão e violino.
Em meados do sec.XX alguns imigrantes retornaram a Europa levando o ritmo para a França, lá foi bem aceita pela a hierarquia e pela religião católica. Assim cresceu e tomou outro caminho, começou a ser dançada por casais e com um estilo mais refinado, conservando apenas o seu estilo melancólico e seus passos bem marcados.
Com esta nova roupagem,a Argentina vestiu os salões da elite de muito Tango e de muitos casais em grande estilo.Começou a surgir grandes compositores, entre eles o maior, Carlos Gardel. Quem mais divulgou e criou músicas que relatavam com mais fidelidade o estilo e a essência íntima do ritmo mais apaixonado da dança de salão.
O tango permaneceu como uma das músicas mais escutadas e dançadas até os anos 30, quando começou a perder popularidade. Com a morte precoce de Gardel, o tango só se fortaleceu em 1960 com Astor Piazzolla e a sua roupagem mais moderna.
Hoje este ritmo intenso de emoções, de passos mais cadenciados, onde se mostra com o olhar todos os seus sentimentos, e vive-se um momento de modernidade, tem em muitos casos a batida eletrônica, alguns a influência Espanhola da Milonga e a mistura com outros ritmos como o Bolero.
O surgimento deste ritmo foi de suma importância para a dança de salão aperfeiçoar a postura com elegância, o tempo e o compasso usado pelas pernas e braços, a manifestações teatrais e artísticas dos olhares e dos supostos confrontos... enfim, podemos dizer que além de maravilhoso, o tango é viver a paixão, a raiva, a saudade e a solidão. Mas também é saber amar e enfrentar seus sentimentos através da música e da dança.
Para quem quer aprender a dançar o tango, fique atento aos passos que devem ser bem marcados, aos entrelaces das pernas , observar quando se tem uma influência da Valsa no meio da música mudando o seu compasso e sempre deixando o sentimento se manifestar no seu rosto. Não é uma dança simples, mas, se bem trabalhada, pode ser dançada lindamente, com muita variação e muito glamour.
Bem-vindo ao mundo do Tango.