Discoteca, um ritmo quente, trazia influências do soul e do funk, mas com uma batida rápida, repetindo sempre o refrão (usando quase sempre as palavras love, dance e everybody) e proporcionando uma sensação de maior liberdade para o corpo. Lançava tendências para o mercado fonográfico e para a massa que queria se divertir sem se preocupar com teorias e idéias de transformações sociais. Trouxe inovações na moda e principalmente na liberdade dos movimentos do corpo. Os dançarinos tinham maior consciência do seu corpo, aumentando a sua auto-estima, seu equilíbrio e a sua coordenação motora. Esperavam o sábado chegar e dançavam por quatro horas seguidas com uma energia e com alegria que parecia não ter fim. No dia seguinte estavam prontas para recomeçar e tocar a vida diante músicas que marcaram época e que são, hoje, muito regravadas. Teve uma influência muito grande de James Brown, os cantores negros passaram a ser mais bem aceitos e mais valorizados. Este a meu ver foi uma das maiores conquistas da Disco, as pessoas eram tratadas de igual para igual, inclusive vozes femininas sendo admitidas no mundo pop. Muito livre, os discotecários colocavam sequências muito dançantes, mas sempre com uma balada romântica no meio para que os casais se aproximassem. Nem sempre os principais hits eram de cantores conhecidos, na maioria das vezes estes intérpretes passavam com um ou dois sucessos e logo eram esquecidos.
Tivemos e temos grandes nomes que até hoje embalam os nossos ouvidos com qualidade como Bee Gees, Grupo Abba, As Frenéticas, Donna Summer, Barry White e Earth, Wind and Fire. Os movimentos como a tropicália e o rock passaram por um tempo de descontração, uma trégua a tempos tão difíceis.
Com a criação das músicas mixadas (Santa Esmeralda, a maior e mais brilhante de todas), o mercado fonográfico cresceu e vendeu como nunca a nível mundial, expandiu a música e a dança com um vínculo indissolúvel de alegria e amizade entre as pessoas.
Através da mídia, com a novela Boogie Oogie, esse ritmo retorna às nossas casas com uma trilha sonora maravilhosa e com o estilo (de dança) muito próprio da época. A Disco está sendo aclamada como o marco de uma época muito alegre e podemos reviver essa época através da tv.
Quando surgiu, na Alemanha, no início da década de 1970, era um movimento pequeno, mas ganhou o mundo e fez parte da vida de todos os que viveram desde então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário