terça-feira, 21 de outubro de 2014

Foxtrot no Faustão

Bom dia a todos, ontem foi uma apresentação diferenciada na dança dos famosos e eu não poderia deixar de comentar, pois vi duas celebridades dançando lindamente.
Apesar de historicamente o sapateado poder fazer parte ou não do foxtrot, achei desnecessário ter sido colocado dificultando o aprendizado e perdendo tempo e espaço para passos que iriam acrescentar muito mais ao conhecimento dos alunos e dos telespectadores. Poderia ter havido um maior número de passos de giros (que embeleza e é de grande número de variações e de criatividade para o coreógrafo), poucas pegadas  pela cintura da dama sem retira-las muito do chão, só dando a impressão de que quer pegá-la em seus braços. O que mais observei foi uma grande necessidade de mostrar serviço dos coreógrafos e da produção. Pouquíssima atenção com a técnica, principalmente pela parte do júri técnico. Ninguém comentou a postura dos ombros, das mãos e principalmente dos braços. Este ritmo é caracterizado pela elegância e pela postura, o modo de se conduzir a dama pelo salão e fazer com que se sinta flutuar nos braços do partner. Penso que este é o grande problema do programa, mostrar pessoas bonitas e famosas voando, muito bem vestidas e que aprendem a dançar milagrosamente em uma semana tudo que, muitas vezes, se leva mais de ano para alguém aprender numa academia.
Por eu morar em uma cidade do interior, tive que ir até os grandes centros para aprender e me aperfeiçoar. Fiz vários cursos com Carlinhos de Jesus, e ele tem uma preocupação muito grande com a postura, assim como todos os outros que conheci. Quando vi o Átila Amaral pensei realmente na essência do foxtrot, ele criou uma coreografia linda, conduziu e fez a sua parceira dançar de uma maneira que ela crescesse e se projetasse na competição. Ele ao meu ver é a salvação dos coreógrafos, poderia ser jurado e ficar no lugar do Chocolate que apesar de ser um bom dançarino teve muita dificuldade de se expressar. A Paloma Bernardes foi a celebridade que se tornou coreógrafa, conduziu e ajudou todo momento o seu professor, nem ele esperava tanta desenvoltura e absorção do ritmo. Ela estava linda e conseguiu uma postura muito boa e ainda lhe foi presenteada a música que melhor representa o estilo.
Enfim, os dois, Atila e Paloma representaram a verdadeira dança de salão que tanto se propõe no programa. Já tivemos bons programas de dança na tv, me lembrei do Gente Inocente, que trazia a professora Raquel Mesquita, que dança um foxtrot como ninguém (fiz vários cursos com ela). Também me lembrei de um comentário do Jaime Aroxa, "estas crianças vão crescer ganhando uma gata só na pegada de um bolero". Me lembrei de um programa da Xuxa, no qual um grupo de adolescentes especiais fizeram uma apresentação deste mesmo estilo e foi simplesmente maravilhosa, o que tinha de mais puro e essencial deste ritmo romântico, leve e feliz estava ali.
O foxtrot é puramente sincronismo, trabalha equilíbrio e coordenação motora devido aos giros que são muitos, expressão corporal por dar liberdade em vivenciar as várias emoções que a música oferece, permite bailar e percorrer o salão com bailados e vários movimentos de deslocamento, não necessita de pegadas aéreas somente de levantadas pela cintura da dama e por fim , este ritmo pode ajudar muitas pessoas em todos os sentidos. Se tiver oportunidade, aprenda e se deixe levar por mais este ritmo encantador da dança de salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário