quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dançar com criatividade


Grease – Apresentação do Ritmo Soltinho.


Se observarmos o  comportamento do ser humano, veremos que fomos criados para ficarmos em pé e nos deslocarmos constantemente. Todos os nossos movimentos podem dar origem a uma caminhada, a um gesto pequeno ou maior, de acordo com a intensidade, e até mesmo a sequências mais aceleradas dando origem a movimentos de dança e de ginástica. O importante é sabermos que isso faz parte da nossa natureza e por isto está inato no nosso ser. São sentimentos que podem aflorar se os estimularmos, como a sensualidade, a vontade e a necessidade de aprender coisas novas. Devemos então, pensar que ser criativo na dança de salão, o homem (o cavalheiro) e a mulher (a dama), estão acoplados, e por isso são uma única essência. se a sintonia for boa, o cavalheiro vai conduzir a dama sentindo que ela está correspondendo, vai poder usar de movimentos de transição e criar saídas e deslocamentos sem ter de combinar nada. Por sua vez, ela, a dama, não vai seguir o comando dele e sim, vai responder e por isso, a dança vai fluir com beleza e tranquilidade. 
O que precisamos para uma dança criativa é saber o limite dos nossos conhecimentos a respeito de passos a serem usados, técnica na marcação e no tempo pedido pelo ritmo, roupas confortáveis e sentimentos de alegria e prazer pelo que se está fazendo. Se a mulher deixar sua sensualidade, sentimento inato, se manifestar  junto a sua vontade de compartilhar com seu parceiro estes momentos felizes, ele por sua vez vai corresponder, tendo maior liberdade e segurança para criar. Nenhum dos dois, dama ou cavalheiro, enfeitam a dança sozinhos, precisam da cumplicidade e da parceria para que dê tudo certo, sentindo e entendendo a música, ela mesma vai te levar a superar a todas as suas expectativa.
Há uns 2 anos, um casal de amigos me procurou para que eu ensinasse um deles a dançar. Ela já sabia dançar e ele ficava só sentado apreciando e se divertindo com as conversas dos amigos. Por necessidade de fazer exercícios para que a sua saúde melhorasse, resolveu aprender dança de salão, somente podendo dançar ritmos mais lentos e teria que ser aulas somente para ele. Começamos a fazer aulas de bolero duas vezes por semana, tinha dificuldades com o ritmo, com a memorização dos passos e ainda trazia vários vícios adquiridos com o tempo. Foi realmente um desafio, para mim e para ele, mas com o tempo foi ganhando confiança e acreditando no seu potencial, estava sempre estimulado o seu poder de criação e superação, isso o fez crescer e acreditar, em 1 ano dançava um bolero como poucos aqui na minha cidade. Realmente criamos uma sintonia muito grande, ele é extremamente criativo e por isso a dança sempre sai diferente e cheia de improvisos. Quando danço com este meu parceiro tão querido, sinto que estamos flutuando e o bailado sai mais bonito e aperfeiçoado  a cada dia.
Por isso meus amigos, a criatividade pode aflorar a cada momento, devemos ser parceiros tendo paciência, estimulando sempre todos que nos chegam e nos confiam. A base da dança de salão é a simplicidade e a prática, deixando as nossas emoções e os sentimentos que nos são inatos tomarem conta da nossa alma e envolver o nosso parceiro, juntos tendo um maior entendimento e segurança no que estamos realizando, divirta-se para ser mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário