Você decidiu aprender dança de salão? Você está prestes a
entrar em um mundo de tradição, classe e muita diversão. A boa notícia é que
isto é mais fácil do que você imagina. A má notícia é que você precisará se
esforçar. A dança de salão é uma categoria mixa de dança, que inclui muitos
estilos de danças tradicionais de diversas partes do mundo e de épocas
diferentes. A única coisa em comum entre os estilos é a expectativa de que a
dança seja elegante e que a interação dos dançarinos seja um tanto quanto formal
(dança de salão não deve ser comparada com "Dirty Dancing”. Mesmo os
estilos mais sensuais, como o tango, são estilizados. A sexualidade da dança
existe em insinuações, não em um contato caloroso e suado entre os dançarinos).
Passos
Tenha em mente que ao contrário da maioria dos estilos, a
dança de salão envolve vários estilos. Ainda que você não precise aprender
todos eles, no início você vai precisar aprender alguns estilos principais.
Danças complicadas, como o bolero e passo doble podem ser aprendidas mais
tarde, mas se você não quiser ficar esquentando cadeira durante a noite inteira
em um baile de dança de salão você vai precisar saber dançar a rumba, cha-cha,
tango, valsa, e foxtrote.
Decida por que você quer dançar. Você quer dançar
socialmente ou quer competir? Você quer frequentar bailes regularmente ou só
quer fazer bonito em uma festa de casamento? Para um tipo específico de evento
pode ser que você precise aprender apenas alguns estilos, porém, provavelmente,
você vai querer aprendê-los em profundidade. Você estará melhor preparado(a)
para uma noite de dança social, aprendendo os passos básicos de uma série de
estilos de dança (você aprenderá mais movimentos à medida que sair para dançar;
com a prática os princípios se tornam familiar).
Ouça músicas de salão. Peça ao seu professor uma lista de
músicas com o ritmo que você está aprendendo. Tente tocá-las sempre que
possível. Você também pode encontrar algumas coleções musicais especialmente
selecionadas para um tipo de dança em particular.
Encontre o ritmo da dança e conte o tempo em voz alta
enquanto a música toca. Muitos bailarinos iniciantes se beneficiam começando
por bater palmas no ritmo da música. No entanto, tente também visualizar os
dançarinos se movendo ritmicamente, à medida que a música toca. Além do ritmo,
sinta o estilo de dança.
Treine. A maioria das escolas tem sessões de treinos.
Participe desses treinos. Não tenha medo de pedir ajuda aos dançarinos mais
experientes.
Dance! Você está nessa para aprender a dançar, então dance.
Mesmo depois da sua primeira aula, você pode "dançar" em sua mente ao
ouvir a música ou até mesmo tentar alguns passos em um canto discreto. Se você
aprender dois passos em uma lição, após a sua terceira lição você saberá fazer
seis movimentos. Isso é o suficiente para ir dançar e comportar-se como um
verdadeiro dançarino ou dançarina.
Dicas
• Música e dança caminham lado a lado. Tenha em mente que
não é apenas o compasso da música (3/4, 4/4, etc), mas também o ritmo e o
estilo de música que fazem uma música ser boa. Um musical de tango é tão
excitante e provocativo como um exímio casal de dançarinos dançando o tango.
• Ao aprender um novo passo de dança, lembre-se que um
excelente refrão e solos marcantes não são tão importantes na dança como uma
batida constante e evidente. Haverá tempo de sobra para experimentar os sons
alternativos, uma vez que você esteja confortável com o passo de dança.
• Peça a todos para dançarem com você! Tanto os dançarinos
iniciantes quanto os experientes o(a) ajudarão a melhorar a sua dança.
Iniciantes o(a) farão verificar o que você já sabe. Dançarinos experientes irão
corrigi-lo(a). Como uma regra, dançarinos de salão não se recusam a dançar
quando convidados. E lembre-se: a etiqueta impede mais de duas danças seguidas
com a mesma pessoa. Se você só quer dançar com seu namorado/ namorada, é melhor
que você fique em casa.
• Diga que sim! Se alguém lhe chamar para dançar, aceite! É
boa etiqueta dizer sim, e rude dizer não. Dança de salão não é
"namoro" e nenhum dos parceiros deve tentar usar a proximidade física
de para insinuar qualquer outra coisa.
• É especialmente rude e de mau gosto aproveitar da
proximidade física de dança de salão de uma forma que deixe o seu parceiro ou
parceira desconfortável. Mesmo quando os parceiros de dança forma um casal de
longa data, dança de salão exige um comportamento, um estilo que se baseia no
uso de uma boa postura do casal, em manter um equilíbrio cuidadoso, e prestar
atenção à música e aos outros dançarinos no salão.
• Ao se deparar com um novo parceiro ou parceira em uma das
posições básicas, cada dançarino deve desviar o olhar um pouco um do outro,
olhando, normalmente, sobre o seu ombro. Caso contrário, a intensidade de olhar
nos olhos de alguém tão perto fisicamente pode ser desconfortável, até mesmo um
pouco assustador.
• É um fato da vida que as pessoas vêm em todas as formas e
tamanhos. Ajuste sua posição e seu estilo de dança para acomodar o seu parceiro
ou parceira, especialmente se as diferenças de altura ou o tamanho do corpo
possa causar um contato corporal desconfortável. Lembre-se que a dança de salão
é graciosa, elegante e cortês.
• Na dança de salão, a postura é fundamental. Enquanto o
estilo é explicitamente julgado em competições de dança, ele não é menos
importante em um evento social. Boa postura de dança não é apenas aparência,
isso afeta a forma como um casal se move juntos.
• Uma grande parte da magia é como duas pessoas podem se
mover tão facilmente pelo salão, como se fossem um. Esta não é uma ilusão de
ótica, contudo, não acontece automaticamente. O segredo de dançar juntos, em
oposição a dançar perto um do outro, é uma boa comunicação.
• Esta comunicação não é verbal, exceto quando aprendendo um
passo de dança. Ela é, na verdade, física. Na maioria das vezes, as mensagens
de coordenação são comunicadas através das partes dos corpos dos bailarinos que
estão em contato: muitas vezes entre a mão direita do cavalheiro, que se
encontra no meio das costas da dama, e a mão esquerda da dama no ombro direito
do parceiro, de forma que o cotovelo direito do cavalheiro e toque o cotovelo
esquerdo de sua parceira.
• Esta comunicação não é transmitida através de um código
especial, mas é feita através dos sutis movimentos corporais que podem ser
facilmente detectados quando ambos os dançarinos estão de pé, mantendo uma boa
postura. Quando aquele que lidera a dança se move para frente, por exemplo, o
ombro direito, mão esquerda, mão direita e pé irão mover simultaneamente. Assim,
o parceiro ou parceira sente o movimento na mão esquerda (no ombro direito do
líder), na mão direita (apoiada na mão esquerda do líder) e nas costas (a mão
direita do líder movendo "para trás" quando o primeiro passo é dado).
Da mesma forma, desde que ambos os dançarinos mantenham uma boa postura, e o
líder se mova de forma decisiva e consistente (mantendo o corpo paralelo ao
corpo do parceiro, movimento o corpo inteiro na posição vertical, em vez de
inclinar-se para frente ou para trás) o parceiro pode facilmente detectar um
movimento para a direita, para a esquerda ou para frente.
• Para que esta comunicação funcione, as posturas de ambos
os dançarinos devem ser mantidas, e qualquer movimento do líder deve ser
"sinalizado" por um movimento harmonioso do corpo inteiro. Da mesma
forma os pontos de contato - onde as mensagens são enviadas de um parceiro para
o outro - devem ser mantidos para garantir a precisão de qualquer mensagem
recebida.
• Se o líder for desleixado, e se inclinar apenas a parte
superior do corpo para frente:
◦ o parceiro vai sentir isso na mão direita (na mão esquerda
do líder),
◦ na mão esquerda (no ombro direito do líder)
◦ e no torso (à medida que a mão direita do líder se move)
tudo se movendo para trás. Nesse momento, ambos os corpos deveriam se mover
juntos, esses sinais deveriam indicar um passo para trás. No entanto, se o
líder simplesmente se inclina para frente, em vez de realmente dar um passo à
frente, isso vai acabar por fazer os dançarinos “quebrar” a posição, já que o parceiro
recua um passo, e o líder não. A comunicação falhou.
• Se o líder manter uma postura ereta, ambas as mãos, o
ombro direito e o ponto de contato entre os cotovelos direito e esquerdo irão
mover-se somente quando um passo for indicado. Assim, sem dizer uma palavra, o
líder pode se comunicar "mover para frente (ou para a esquerda, direita ou
para trás)” e a distância precisa do movimento.
• Da mesma forma o parceiro, quando mantendo uma boa postura
e pontos de comunicação constantes, quase que inconscientemente, sentirá o
movimento indicado. Cada passo aprendido a partir dessa posição será conduzido
com alguma combinação desses pontos de comunicação, dentro de um contexto
específico. Parceiros experientes podem se mover rapidamente e com grande
precisão através de uma variedade de passos complicados, sem que nenhum dos
dois dançarinos, mesmo conscientemente, pense sobre o que virá a seguir.
• Um erro frequente, especialmente cometido por homens de
pernas longas dançando com parceiros muito mais baixos, é dar um passo muito
grande.
• Ginger Rogers, a glamorosa parceira de Fred Astaire, tem
sido muitas vezes considerada tão boa dançarina quanto Fred Astaire, pelo fato
de ter repetido todos os passos do seu parceiro - para trás e de salto alto!
• Na maioria das danças de salão, o passo inicial começa com
o pé esquerdo do líder movimentando-se para frente e o pé direito do parceiro
para trás. Neste movimento, é normal ser capaz de dar um passo para frente em
seguida, para trás; o líder deve ter cuidado para manter os passos curtos. Além
disso, a ilusão de flutuar na pista de dança não é criada por alguns passos
grandes e arrebatadores, mas sim por uma rápida sucessão de pequenos passos
incrementais. Mantenha os pequenos passos e você e o seu parceiro ou parceira
irão ter um melhor visual e manter um melhor equilíbrio.
Avisos
• Dance ao nível do seu parceiro. Não tente fazer todos os
seus novos movimentos com alguém que está apenas começando. Dança de salão
social deve ser agradável, tanto para os dançarinos quanto para quem está
observando. Não faz sentido tentar fazer você se sair bem, fazendo o seu
parceiro ou parceira se sair mal. Quando um casal trabalha junto, a dança nada
mais é que pura beleza.
• Sim, saltos e passos acrobáticos são legais. Porém, como
um novato(a) você não está pronto, portanto, não tente fazê-los. Nem sequer
pergunte sobre eles, até que você tenha dançado por pelo menos um ano. A dança
é um exercício físico, e como em qualquer atividade física, se você fizer algo
errado, você pode se machucar. Qualquer passo de dança que exige que um
parceiro conte com o outro para manter o equilíbrio, deve ser abordado apenas
sob a supervisão de um instrutor de dança, e qualquer tentativa só deve se
feita se ambos os parceiros estão familiarizados com os seus papéis.
• A essência da dança de salão é elegância. Pense
"elegante" ao praticá-la. A dança não é uma simples questão de
aprender como mover os seus pés, é uma nova maneira de mover o corpo inteiro,
em estreita coordenação com outra pessoa também movendo o corpo inteiro. É
muito melhor aprender suficientemente bem os passos básicos, ao ponto que você
possa quase flutuar sobre o chão, do que se apressar em aprender passos
complexos e parecer um filhote de girafa aprendendo a andar. Se você apenas
sabe onde colocar os seus pés, você não sabe dançar.
• Cavalheiros, conduza a sua dama, mas não a empurre ao
redor da pista de dança! Por outro lado, não deixe que ela a conduza a dança, a
menos que ela esteja lhe ensinando um passo.
• Damas, não aja como uma boneca de palha! Dê ao seu
parceiro alguém para liderar. Isso não significa que você deva empurrá-lo ao
redor da pista de dança!
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