quinta-feira, 3 de julho de 2014

Salsa

A Salsa é um ritmo encantador. Além de sensual, a Salsa é muito envolvente, romântica, alegre e tem músicas belíssimas.
Se imaginarmos uma árvore entenderemos exatamente como surgiu a Salsa. Não se pode afirmar que este estilo tenha uma única origem, pois se tem informações que a Salsa, pode ser um ritmo cubano ou porto riquenho. Também sofreu grandes influências como: a Cumbia colombiana, o Merengue de Porto Rico, o Calypso de Trinidad y Tobago, O Reggae jamaicano, o Rock and Roll americano e o nosso Samba.
Com todas estas influências afro-caribenhas, a América Latina se encantou por um novo gingado, no qual os bailarinos se movimentam com uma postura diferenciada. O casal dança com os quadris mais afastados,com os joelhos flexionados e a caixa torácica mais inclinada. Esta postura vem de tendencias trazidas dos tradicionais bailes acontecidos no final do séc. XVIII, quando a corte cubana recebia muitos imigrantes franceses. Na década de 60, com a chegada de americanos ao país, esses estilos tiveram um novo rumo , usando 8 tempos ao girarem (dando a impressão de um livro aberto, 4 tempos para cada lado), de frente o casal dança de maneira sensual por estarem com as pernas flexionadas (movimentos leves, suaves e circulares) Os braços inclinam-se na mesma direção dos pés, que estão sempre com as batidas bem marcadas.
Por isto devemos pensar numa árvore, muitas raízes, muitos galhos em movimento porém com um tronco sólido. Assim se tornou a Salsa, um estilo de se dançar que conquistou a sua própria identidade na década de 60, explodiu na década de 70 e hoje é aceita mundialmente, com muitas variações. O seu nome é para dar um novo tempero a modernidade do seu país de origem além dos instrumentos de percussão, que são a sua base, agora toca-se com muitos outros (sopro e corda).
O mais bonito da Salsa é que ela nos mostra como todos os povos podem se unir e fazer algo grandioso e belo. Que quando nos unimos as coisas acontecem de maneira natural dando espaço a alegria e a criatividade, elementos primordiais para a manifestação da arte, que é a mais pura expressão da dança de salão.
Meu professor de Salsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário